O Brasil possui uma das legislações tributárias mais complexas do planeta, exigindo, em especial, das empresas o cumprimento de diversos requisitos para se manter regular e continuar com suas operações. Entre estas responsabilidades estão as obrigações fiscais, uma série de condições a serem cumpridas pelos negócios.
Chama-se de obrigação fiscal todas as determinações que uma empresa precisa cumprir conforme a legislação vigente. Essas obrigações vão muito além de entregar a declaração de rendimentos no prazo certo e variam de acordo com o regime tributário no qual a instituição se insere. Algumas das obrigações incluem, por exemplo:
Como já dito, as exigências são diferentes de acordo com cada empresa, sendo que alguns negócios são dispensados da entrega de certos documentos ou pagamento de taxas específicas, como é o caso das empresas que são optantes pelo Simples Nacional.
Quem realiza a gestão destas obrigações de contabilidade fiscal é a contabilidade, área responsável por cuidar dos cálculos fiscais, administrar os tributos a serem pagos pela empresa e gerenciar os riscos contábeis.
São os contadores os profissionais incumbidos de manter a empresa regular com suas obrigações fiscais, evitando irregularidades junto ao governo e até possíveis penalidades que possam afetar o funcionamento da empresa.
A empresa que queira estar em dia com as complexas obrigações fiscais e todas as burocracias que este setor envolve deve prezar pela contratação de um contador ou escritório de contabilidade. Mesmo nas empresas com tributação simplificada, é recomendado o trabalho de contadores com experiência.
O órgão responsável em verificar e cruzar as informações fiscais do brasileiro é a Receita Federal que mantém os sistemas de apuração de dados mais minuciosos no país. Por isso, é preciso manter a contabilidade do negócio de acordo com o exigido na legislação.
O não cumprimento das obrigações fiscais, mesmo que por erro sem má-fé do empreendedor, pode gerar diversos problemas. Entre as consequências da inadimplência fiscal está o pagamento de multas, dificuldade para liberação de crédito, impedimento de licitar com a Administração Pública e até a responsabilização dos sócios.
Para evitar tudo isso, a atuação de um escritório de contabilidade com profissionais qualificados é essencial ao bom funcionamento do negócio.
Gostou deste artigo? Então, siga o nosso blog na Facebook para ficar sempre bem informado!
A Cont com a Gente foi criada de uma forma especial: os sócios iniciaram o trabalho de envio e recebimento de arquivo digitais através de ferramentas em 2014, e em 2017, resolveram iniciar o processo de consultoria e assessoria contábil para as micro e pequenas empresas.
© 2019 | Todos os Direitos Reservados