Abrir uma empresa vai muito além de se ter uma boa ideia. São diversas as condições que devem ser consideradas pelos futuros empreendedores, especialmente, durante a formalização da futura empresa. Depois que o conceito de negócio estiver bem definido, está na hora de tirar o sonho do papel e partir para a prática. Para te ajudar, reunimos sete passos que todo empreendedor precisa saber para startar o seu negócio.
O primeiro passo de todo empreendimento de sucesso é procurar estar bem assessorado. Nessa fase inicial, encontrar um contador que ajudará em todos os processos da abertura da empresa, que no Brasil ainda são bastante burocráticos, fará toda a diferença no futuro. É esse profissional que irá assessorar, inclusive, em alguns passos abaixo.
Esta fase não depende apenas da criatividade do empreendedor ou dos sócios. É preciso verificar se não há outras empresas com o mesmo nome já registradas.
O registro da empresa é a forma de garantir todos os direitos da pessoa jurídica junto ao governo. Para a formalização do negócio, entretanto, é preciso que sejam reunidos todos os documentos necessários, que dependem do tipo, porte e regime tributário enquadrado. É nessa fase que é elaborado o contrato social pelo contador, documento com todas as especificações do negócio.
Após o registro, o empreendedor já pode solicitar o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). É este número que registra a empresa junto à Receita Federal.
Após o registro, o empreendedor deve correr atrás de outros documentos obrigatórios, entre eles o alvará de funcionamento exigido pela Prefeitura e a Inscrição Estadual para cadastro do ICMS.
Depois que todos os documentos estiverem em dia, os empreendedores que precisam realizar as contratações de funcionários também devem estar atentos às obrigações trabalhistas e previdenciárias. Após a assinatura do contrato de experiência, a empresa possui diversos procedimentos internos a serem cumpridos de acordo com o regime de contratação do funcionário.
Nessa fase, seu negócio já estará em operação, mas as obrigações ainda precisam ser cumpridas para garantir o funcionamento da empresa. As obrigações incluem o pagamento de todos os impostos obrigatórios. Para descomplicar as burocracias, o empreendedor precisa de um contador de confiança, assim, o empresário poderá se dedicar aos principais pontos de seu negócio.
Com essas dicas, ficou bem mais fácil entender o que deve ser feito, não é mesmo?
Gostou das nossas dicas? Então, envie este artigo para aquele seu amigo que está pensando em empreender!
A Cont com a Gente foi criada de uma forma especial: os sócios iniciaram o trabalho de envio e recebimento de arquivo digitais através de ferramentas em 2014, e em 2017, resolveram iniciar o processo de consultoria e assessoria contábil para as micro e pequenas empresas.
© 2019 | Todos os Direitos Reservados