Quem tem a obrigação de declarar o Imposto de Renda, seja pessoa física ou pessoa jurídica, precisa reunir um grande número de documentos para acertar as contas com o Fisco.
Uma das documentações mais relevantes que o contribuinte deve ter acesso é o informe de rendimento, que fornece, com segurança, os dados a serem preenchidos nos formulários da Receita Federal.
O informe é o documento que contém todos os ganhos do contribuinte no último ano-base. Ele deve informar o total de rendimentos tributáveis, além de outros dados essenciais para a declaração, como o total de impostos já pagos, o total de rendimentos isentos e até os não tributáveis.
O contribuinte deve solicitar o documento junto às fontes pagadoras, como os empregadores, empresas ou pessoas físicas com o qual o contribuinte tenha vínculo trabalhista. Entretanto, o informe de rendimento também deve ser fornecido por outros tipos de instituições, tais como bancos e corretoras de valores.
O provimento o informe de rendimento deve ser realizado de forma gratuita pelas fontes pagadoras. Em alguns casos, entretanto, será preciso entrar em contato para solicitar a emissão do documento.
O contato pode ser feito via telefone ou pessoalmente no setor responsável, como o departamento de Recursos Humanos. No caso dos bancos e corretoras, a maioria já oferece o documento em seus sites institucionais ou aplicativos para celular. Informe-se sobre o envio com a sua instituição financeira.
O contribuinte deve ficar atento quanto ao prazo para a entrega do imposto de renda, sendo importante realizar a solicitação do informativo com antecedência para não perder a data limite da entrega da declaração.
Para quem optar em declarar por meio de um contador, profissional capacitado em lidar com assuntos financeiros e tributários, é essencial ter todos os informes de rendimento em mãos para que o especialista tome as melhores decisões e analise com antecedência a ocorrência de alguma irregularidade.
A partir dos dados contidos no informe de rendimento será possível preencher o formulário da declaração do imposto de renda. Com essas informações, a Receita Federal faz o cruzamento dos dados fornecidos para verificar inconsistências.
Por isso, completar os dados no formulário do Fisco conforme o informe exige um alto grau de detalhamento, já que qualquer erro pode gerar notificações pela Receita Federal — e até multas.
Como imos, para se evitar irregularidades, o mais indicado é a contratação de um contador ou escritório de contabilidade. Como possui conhecimento sobre a legislação tributária, o especialista irá avaliar todas as possíveis falhas, exigir os documentos corretos que servirão para a entrega da declaração e, inclusive, avaliar as informações do informe de rendimento solicitado às fontes pagadoras.
Gostou dessas dicas? Então, compartilhe-as com os seus amigos pelas redes sociais!
A Cont com a Gente foi criada de uma forma especial: os sócios iniciaram o trabalho de envio e recebimento de arquivo digitais através de ferramentas em 2014, e em 2017, resolveram iniciar o processo de consultoria e assessoria contábil para as micro e pequenas empresas.
© 2019 | Todos os Direitos Reservados