Um levantamento publicado pela revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios (PEGN) revelou que o número de pequenos negócios crescerá 4
3% nos próximos anos.
Para que esses novos empreendedores vejam os seus negócios dando lucro, é necessário que eles estejam atentos às mudanças que existem entre ser profissional CLT e se tornar um empresário.
Afinal de contas, muitas empresas têm dificuldade para dar lucro aos seus sócios — ainda que as vendas estejam indo bem. No artigo de hoje, nós vamos dar algumas dicas para que pequenas empresas gerem lucros. Vamos lá?
Um erro comum dos pequenos negócios é achar que devem ser responsáveis por todos os processos internos. Isso faz com que sobrecarreguem o departamento pessoal e o RH (quando existem esses setores).
Atualmente, os empresários podem contratar profissionais terceirizados, freelancers e prestadores de serviços para atenderem às suas demandas.
Quando um empresário quer controlar todos as atividades que acontecem dentro da sua empresa, ele está afirmando, ainda que de maneira implícita, que não confia nas pessoas que trabalham com ele.
Nos pequenos negócios, essa atitude pode gerar prejuízos, pois o gestor acabará sobrecarregado, prejudicando o desempenho da companhia. Ademais, corre-se o risco de ele não ser tão bom desempenhando uma tarefa, como tentar cuidar, sozinho, dos processos contábeis da empresa.
O que precisa ser feito em sua empresa para que o produto (ou serviço) seja entregue ao cliente? Respondendo essa pergunta o empresário começará a se questionar sobre os seus processos de trabalho. Muitos pequenos negócios desconhecem essas informações.
Em um restaurante, por exemplo, o proprietário deve entender que antes de servir as refeições, ele precisa:
Organizando os processos, a empresa poderá entendê-los, realizando modificações caso algo não esteja correndo como o esperado. Você pode recorrer a metodologias, como a Kaizen. Nela, o gestor busca a melhoria contínua de sua empresa.
Para alcançar esse objetivo ele avalia os processos internos, procurando oportunidades de cortar desperdícios e aumentar a produtividade.
Por fim, falemos de um erro grave que os pequenos negócios costumam cometer: negligenciar a contabilidade. Isso faz com que as empresas paguem multas por entregar declarações fora do prazo, paguem mais impostos devido ao enquadramento equivocado e fique impedido de participar de licitações, por exemplo.
Sendo assim, converse com um contador para que ele possa orientá-lo sobre esses detalhes. Independentemente do momento no qual os pequenos negócios estão, será muito mais fácil para eles gerarem lucro se estiverem com a contabilidade em ordem.
Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o com seus amigos pelas redes sociais e grupos de WhatsApp. Quem sabe este material não os ajude a empreender?
A Cont com a Gente foi criada de uma forma especial: os sócios iniciaram o trabalho de envio e recebimento de arquivo digitais através de ferramentas em 2014, e em 2017, resolveram iniciar o processo de consultoria e assessoria contábil para as micro e pequenas empresas.
© 2019 | Todos os Direitos Reservados